Diesel e seus mistérios

Muitos pensam que o combustível diesel, apesar de ser o mais barato, é o mais poluente. Mas não é bem assim. Este e outros estigmas sobre o diesel serão desvendados neste artigo.

O diesel é o combustível mais econômico encontrado nos postos de combustível. Chega a custar 30% menos que a gasolina e o motor consome até 40% menos que os demais. Ocorre que no mercado nacional encontramos apenas veículos utilizados para carga e passageiro abastecidos com o diesel, desfavorecendo a população que utiliza o veículo de passeio para transporte.

O motor a diesel possui uma durabilidade maior, se comparado aos demais motores, além de ser mais confiável e resistente. Um motor a diesel possui vida útil muito maior que os abastecidos com outros combustíveis.

Outrossim, o motor a diesel, se bem regulado, torna-se menos poluente, uma vez que despenderá partículas sólidas. Porém, o proprietário de um veículo motor a diesel deve se preocupar em fazer manutenções preventivas. A sua manutenção torna-se 10% mais cara, se comparado aos demais motores, uma vez que este tipo de motor possui diversos filtros e a troca de óleo deve ocorrer com maior frequência.

Uma preocupação que os proprietários de veículos motor a diesel devem ter é com relação ao combustível diesel adulterado. Foi feita uma pesquisa pela Bosch e constatou-se que 70% das amostras de diesel coletadas no Brasil e países do Mercosul apresentaram pequenas partículas abrasivas e erosivas, que causam sérios problemas ao motor, como o mau funcionamento de importantes peças do motor, tais como componentes internos, bico e bomba ejetora.

Por isso nós, da Royal FIC, aconselhamos que abasteçam em postos de combustível conhecidos, que possuam filtros na parte externa da bomba onde haja a fiscalização da Agência Nacional do Petróleo (ANP).

Fonte: Portal CIMM

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe uma resposta