Quais as diferenças entre gasolina aditivada e a gasolina comum? – Especialista FAN Responde

“Aditivada ou comum?” Essa não é uma escolha tão difícil de se fazer, mas é preciso saber quais são as diferenças entre esses dois tipos de gasolina e quando cada um deles é mais indicado. 

 

Por isso, o Especialista FAN irá te ajudar a fazer a escolha certa e não ficar mais na dúvida na hora de abastecer.

 

Qual a diferença na composição?

 

Apesar de serem fabricadas de maneira muito parecida, a principal diferença entre a gasolina aditivada e a comum está logo em sua composição. Entenda↓

 

Gasolina Comum

Essa gasolina não tem nenhum trabalho de refinamento mais complexo que o normal, por isso é mais barata do que a gasolina aditivada, sendo a  mais usada em diversos veículos comuns, principalmente carros pessoais. 

 

Sua principal vantagem, sem dúvida, é o preço. Mas, por outro lado, ela pode criar resíduos após a combustão. “O que isso pode causar?”

 

O acúmulo desses resíduos leva ao acúmulo de sujeira no motor, que podem prejudicar seu desempenho e acelerar seu desgaste.

 

Gasolina Aditivada

Já a gasolina aditivada se diferencia da comum por sua composição incluir aditivos químicos dispersantes que ajudam na dissolução dos resíduos de combustão no motor, fazendo também sua limpeza enquanto trabalha. 

 

Além disso, ela também permite o melhor aproveitamento da potência do motor e aumenta sua vida útil, devido a inclusão do FMT, uma substância que faz o isolamento da parte interna do motor, reduzindo seu atrito e desgaste. 

 

Esse é um investimento que pode render bastante a longo prazo em motores de manutenção mais cara. Porém, isso demanda um custo mais elevado no dia a dia.

 

Então, a gasolina comum é ruim para o carro?

 

Não, se você abastece em um posto FAN, não precisa se preocupar, pois tanto a gasolina comum quanto a aditivada garantem o funcionamento perfeito do motor do seu veículo. 

 

Ambas passam por rigorosos processos de fabricação e controle de qualidade, tudo para garantir a segurança e a durabilidade do seu carro. 

 

Mas, existem alguns benefícios em abastecer com a gasolina aditivada. Esses diferenciais, sem dúvida, evitam que o motor perca seu desempenho ao longo do tempo. 

 

Para abastecer com gasolina aditivada é preciso esvaziar o tanque? 

Essa é uma dúvida muito comum para quem sempre abasteceu com gasolina comum, e a resposta é NÃO. 

 

O motor não é prejudicado com a mistura das gasolinas. O máximo que pode ocorrer é uma diluição dos aditivos e assim não seja feita a limpeza do motor, que é a função dessas substâncias.

 

Então, gostou deste artigo e quer seguir se informando mais sobre boas práticas automotivas? Veja outros conteúdos aqui no site FAN Distribuidora!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn